#116 | Tarte de carne assada

by - quinta-feira, janeiro 24, 2019

Sim, eu sei.

Quase um ano de ausência.

Não que tenha estado parada, mas as circunstâncias da vida fazem-nos, por vezes, ter de escolher uma via.

E, com as mudanças de casa e de trabalhos, o tempo e disposição nem sempre é o conveniente.

Se estou de volta? Claro!

Mas a fase pela qual estou a passar neste momento torna o compromisso de uma receita semanal, mais difícil de cumprir.

E, se há coisa que não gosto de fazer é falhar com as minhas promessas e objectivos.

Por isso, para meu bem-estar, defini que o blog continua sim, mas ao ritmo que me possa ser possível. Sem deadlines, sem receio de numa semana não ter receita.

Sem pressão.



Janeiro é o mês da festa na aldeia da minha família. Ainda que não sejamos muitos e nem sempre os horários se conciliem, vamos tentando ao máximo estar juntos, nem que seja nesta altura.

Chanfana está na ordem do dia, como não podia deixar de ser. E é daquelas coisas que, quando comidas fora de determinada época, não sabem ao mesmo.

Seja o chocolate de leite do Lidl em casa da minha mãe. A carne grelhada em casa do meu pai. A chanfana com batatas fritas em casa da minha avó.

Portanto, quando sou presenteada com um caçoilo todas as festas, acaba por estar sempre a sobrar em casa e metade do caçoilo termina no congelador, em doses.

Eu gosto de chanfana, mas não sabe ao mesmo que em casa da avó...

Portanto, para não estar sempre a comer chanfana da mesma forma, andei à procura de soluções para dar uma nova roupagem à carne.

E surge esta tarte.


#116 | Tarte de carne assada


Ingredientes (para 4 pessoas)


. 1 base de massa folhada (perdoem-me os fundamentalistas, mas ain't nobody got time for that)
. 1 cenoura cortada em cubos pequenos
. 2 cenouras cortadas em cubos pequenos
. 10 vagens de feijão verde cortadas em pedaços pequenos
. 1 mão cheia de ervilhas (usei das congeladas)
. 200 gr de chanfana cozida (ou outra sobra de carne que tenham)
. 3 colheres de sopa de azeite
. 300 ml de vinho tinto
. 3 colheres de sopa de farinha de trigo sem fermento
. sal fino q.b.
. pimenta preta moída q.b.



Preparação


1. Dispor a massa numa forma untada com manteiga.
2. Pré-aquecer o forno a 180º.
3. Num tacho, aquecer o azeite.
4. Adicionar os legumes e as batatas e deixar fritar um pouco de todos os lados. Temperar com sal e pimenta.
5. Adicionar a carne e deixar fervilhar mais 2 minutos.
6. Juntar o vinho e reduzir até evaporar o álcool e ficar um molho um pouco mais espesso.
7. Rectificar os temperos e, numa taça,  juntar um pouco de água à farinha, mexendo até esta se dissolver.
8. Verter a farinha dissolvida no tacho e mexer bem para engrossar o molho.
9. Reservar e deixar arrefecer 10 a 15 minutos, até o recheio estar morno ou mesmo frio para que não ensope a massa.
10. Encher a forma com a massa, com o recheio arrefecido.
11. Dobrar as pontas para dentro, para dar a forma de pregas.
12. Levar ao forno durante 10 minutos ou até a massa estar dourada.





Não vou dizer que esta tarte é leve. Não é.

O seu sabor é intenso, não fosse a carne ser a chanfana.

Mas, para quem gosta de sabores fortes, this is the one. A sua cozedura intensificou o seu sabor a carne mas não de forma exagerada.
Os legumes são uma camada um pouco mais discreta nesta receita, mas vêm trazer textura ao prato, a sua suavidade contrastando com a textura (neste caso, fibrosa) da chanfana.

A massa é o "prato" da receita e torna-se um prato bonito e original para levar para a mesa. Além disso, o seu crocante é mais um nível de textura nesta iguaria.

Tal como disse anteriormente, podem utilizar outra sobra de carne que tenham lá por casa. Mesmo uma carne mais "leve", como o frango ou o peru, aguentarão bem esta dose de sabor.

Um prato aconchegante e quentinho neste inverno envergonhado, mas que, ainda assim, me faz arrefecer os pés.

Sabor de Bolso

You May Also Like

0 comentários