#120 | Bolo de Chocolate

by - segunda-feira, maio 06, 2019

Mais uma receita 1, 2, 3.

Não, não é que não tenha paciência para cozinhar. Mas um facto de estar a trabalhar no ramo é que as folgas são muito apreciadas para fazer outras coisas que não seja, vá... cozinhar.

E, não sei se já viram o meme pela Internet, mas é completamente verdadeiro o provérbio "em casa de ferreiro, espeto de pau". Chego a casa e não tenho quase nada com que cozinhar. Há as coisas básicas como arroz, massa... Mas depois... "onde estão os ovos?"; "Ah, o açúcar já acabou"; "Iria jurar que ainda havia queijo"...

Esta receita não foi tão inspirada na saga "Não tenho que comer" mas sim na outra saga "Que é que eu posso fazer com tão pouca coisa cá por casa?".

Desta vez, foi um apetite por chocolate que chamou por mim. E, milagre, tinha ovos em casa! :)

#120 | Bolo de Chocolate


Ingredientes (para 1 bolo de cerca de 22cm)

. 8 ovos (sim, 8!)
. 225 gr de manteiga sem sal
. 400 gr de chocolate (eu usei de culinária)


Preparação

1. Pré-aquecer o forno a 160º e untar uma forma redonda de 22cm com manteiga e farinha (ou, se forem modernos, com spray desmoldante) e colocar papel em toda a volta do interior da forma.
2. Bater os ovos com a batedeira, até dobrarem de volume (a mim, demorou-me cerca de 10 minutos).
3. Em banho maria, derreter o chocolate com a manteiga, mexendo de vez em quando para que se derreta uniformemente sem queimar.
4. Deixar a mistura anterior arrefecer um pouco e adicioná-la aos poucos aos ovos batidos.
5. Entretanto, colocar um pouco de água a aquecer até ferver.
6. Verter o preparado anterior para a forma e embrulhar a forma em papel de alumínio, colocando o alumínio por baixo da forma e fazendo subir as bordas para os lados da forma.
7. Colocar a forma num tabuleiro que vá ao forno e verter no tabuleiro a água fervida no passo 5 (o bolo irá assar em banho-maria no forno).
8. Levar ao forno durante cerca de 1 hora ou até o teste do palito sair limpo.











Não é um bolo muito doce, atenção. A única doçura que tem vem do chocolate. Ficará mais ou menos doce consoante o tipo de chocolate que usarem. Podem aventurar-se e experimentar adicionar açúcar/mel/geleia de arroz. Porque não? Mas quanto a quantidades e resultado final, já não vos posso ajudar. Mas coisa boa há-de ficar claro!

Fica um bolo bastante húmido e fofinho, que derrete na boca.

Parece muito complicado, mas de complicado não tem nada. O único sofrimento é terem e esperar cerca de uma hora para o poderem provar!

Sabor de Bolso

You May Also Like

0 comentários