#63 | Pão-pudim de Tapioca

by - quarta-feira, fevereiro 22, 2017

Na esperança de gastar a tapioca que tinha cá por casa, andei a ver pela net se havia maneira de fazer um pãozinho com ela, para poder cumprir dois objectivos de uma só vez: fazer pão e gastar a tapioca.

Surgiu esta receita e claro que não podia deixar de testar! Na receita original, dizia farinha de tapioca granulada e, nas minhas pesquisas, a tapioca granulada correspondia ao que cá tinha.

Não era farinha, mas era tapioca!

Challenge accepted!

#63 | Pão-pudim de Tapioca

Ingredientes

. 3 chávenas de leite (usei magro)
. 1/4 chávena de azeite ou óleo vegetal
. 1 e 1/2 chávena de tapioca granulada
. 2 ovos
. 1 e 1/2 chávena de polvilho doce
. sal q.b.



Preparação

1. Ferver o leite com o azeite.
2. Numa taça, colocar a tapioca e verter a mistura ainda quente do leite e azeite sobre ela.
3. Misturar bem com uma colher e deixar a demolhar até arrefecer completamente.
4. Bater os ovos e adicioná-los, aos poucos, à mistura anterior já arrefecida.
5. Adicionar o sal e o polvilho doce, amassando bem com as mãos com um pouco de azeite.






Para quem não está habituado, como eu, pode achar a consistência diferente. É algo entre o pão e o pudim, pois fica esponjoso e sente-se um pouco a textura das esferas de tapioca.

Mas fica um sabor agradável na boca, ligeiramente salgado e rico, devido ao sal e aos ovos.

Se quiserem uma versão doce, basta adicionar açúcar ao vosso gosto (eu não testei).

Se, como eu, tiverem azeite caseiro (que tem um sabor bem mais intenso que o de compra), usem óleo vegetal porque tem um sabor mais neutro.

Eu acabei por comê-lo acompanhado de um fio de mel por cima e caiu muito bem, tanto ao pequeno-almoço como ao lanche!

Se vocês tiverem ideias de receitas para usar a tapioca granulada, força nos comentários que estou sempre disposta a um novo desafio :)


Sabor de Bolso

You May Also Like

0 comentários