­

#34 | Tapioca Salgada

by - quarta-feira, agosto 31, 2016

No post anterior, disse-vos que foi dia de experiências cá por casa e não menti. Além do arroz e do refresco (tão bom!), voltei a pegar num alimento ainda relativamente desconhecido para mim: a Tapioca.

Ou mais concretamente, o Polvilho doce. Já há tempo que olhava para ele no supermercado e suspirava (de caro que era). Mas naquele dia perdi o amor ao dinheiro e trouxe para casa para experimentar uma alternativa mais saudável para os lanches: a Tapioca.

Li, reli e voltei a ler sobre o que fazer e como fazer com o Polvilho Doce e ontem foi dia de testes!
Baseei-me na receita de Tapioca do blog Receitas da Gi, que é super esclarecedor, mas cortei as quantidades para fazer menos quantidade.

Atenção que a tapioca não tem sabor, pelo que será o recheio que vai determinar o sabor da vossa menina. Neste caso, o queijo deu o seu travo salgadinho e alguma cremosidade.



#34 | Tapioca Salgada


Ingredientes (para 3 tapiocas)

. 150gr de polvilho doce
. 90 ml de água
. queijo ao vosso gosto (mas que derrta bem)
. ervas secas para polvilhar (usei uma mistura de Ervas da Provence)


Preparação

1. Numa taça, colocar o polvilho doce e, aos poucos, ir adicionando a água (comecei por usar um garfo, mas tornou-se bem mais fácil usar as mãos e ir desfazendo os grumos que ia fazendo).
2. Deve ficar uma pasta quase seca, mas um bocadinho húmida (é difícil de explicar, mas ao fazerem, vão perceberem o que quero dizer).
3. Numa frigideira anti aderente, colocar 1 terço da pasta e compactá-la, de modo a ficar uma espécie de crepe.
4. Deixar cozinhar cerca de 1 minuto de cada lado (Quando abanar gentilmente a frigideira e a tapioca "dançar").
5. Colocar o queijo por dentro e dobrar a tapioca.
6. Polvilhar com as ervas secas.



Penso que a minha ficou um pouco cozinhada demais, porque ficou mais rijinha (elu nunca comi, mas pelas fotos, a tapioca parece ficar um pouco mais mole). Por isso, fiquem atentos!

Talvez também não tenha compactado bem ou usado pouca quantidade, porque a tapioca desfez-se um pouco.

Noutro blog, li que peneiravam o polvilho antes de ir para a frigideira. Para a próxima, vou testar e depois conto-vos de melhorou.

Ah! Se não fizerem todas as tapiocas de uma vez, o restante pode ser guardado no frigorífico até uma semana. E assim, vão fazendo conforme precisam.

Bem, mas para primeira vez, penso que não correu nada mal!

Combinei com um sumo natural de melancia (melancia triturada e pronto!) e foi um lanche simples, mas diferente e saboroso!

Se alguém tiver dicas sobre como melhorar a receita, força aí nos comentários :)

Sabor de Bolso

You May Also Like

0 comentários