­

#51 | Syrniki (Panquecas de queijo quark) e #52 | Molho de Maçã e Banana

by - quarta-feira, dezembro 14, 2016

Mas a rapariga só come queijo quark? Bolas!

Nada disso. Eu é que, quando compro, é um pote de meio quilo que depois anda por lá e tenho de arranjar maneira de o comer sem ser sempre da mesma maneira.

E, num destes dias, estava a apetecer-me umas panquecas mas não queria repetir receitas, como a das Panquecas Americanas.

E pronto, lá estava o quark a olhar para mim. E efectivamente, porque não usá-lo como forma de liquidificar uma massa? Como os ovos, leite, ou assim.

Foi aqui que dei de caras com as Syrniki.

As Syrniki são um prato de pequeno-almoço ou sobremesa, muito populares na Europa Oriental. São panquecas de queijo creme branco que, por norma, são acompanhadas de sour cream, mel, compotas, varenye (uma espécie de compota com pedaços de frutos vermelhos da Europa Ocidental) ou puré de maçã. Assemelham-se a pequenos discos, mas altos que depois são fritos, geralmente em óleo.
O seu nome deriva de syr, que significa "queijo" em russo e ucraniano, mais propriamente queijos tipo quark. O queijo utilizado geralmente é o tvorog, semelhante ao queijo quark.

Segundo as tradições russas, as panquecas devem ficar com uma crosta escura e dourada, ou não são Syrniki. Além disso, o seu exterior deve ser crocante, enquanto que o seu interior deve ser cremoso.
Fonte:Syrniki // Syrniki

Por acaso, pouco tempo antes, tinha feito um puré de maçã e banana sem açúcar para juntar aos iogurtes e, ao ver que era uma das maneiras de as comer, nem precisei de pensar duas vezes. Mas, ao encontrar uma das receitas, deparei-me com uma sugestão ainda melhor: Recheadas com chocolate!

E saíram duas versões igualmente deliciosas!

#51 | Syrniki (Panquecas de queijo quark)

Ingredientes (para cerca de 8 mini panquecas)

. 250gr de queijo quark
. 2 colheres de sopa de açúcar granulado branco
. 1 ovo
. 1/2 colher de chá de aroma de baunilha
.  250 gr farinha sem fermento
.  1/4 colher de chá de fermento em pó
. 1 pitada de sal fino
. Farinha para polvilhar
. Óleo para fritar
. Quadrados do vosso chocolate preferido (opcional)

Preparação

1. Peneirar a farinha, sal e fermento. Reservar.
2. Numa taça larga, misturar o queijo quark, os ovos, a baunilha e o açúcar, até ficar cremoso.
3. Juntar os ingredientes secos à mistura anterior e misturar com uma espátula. A mistura será bastante consistente e pegajosa.
4. Numa taça, colocar farinha suficiente para mergulhar a massa.
5. Com as mãos enfarinhadas, pegar numa porção de massa e moldá-la em forma de bolas. Caso usem os quadrados de chocolate, inserir o quadradinho na bola.
6. Achatar a bola de massa até formar um disco alto e colocá-la na taça com a farinha. Com pequenas palmadas, retirar o excesso de farinha dos discos.
7. Numa frigideira, colocar o óleo a aquecer (óleo suficiente para cobrir meia panqueca, sem mergulhar completamente).
8. Colocar os discos de massa a fritar de ambos os lados (demorou-me cerca de 2 a 3 minutos de cada lado).


#52 | Molho de Maçã e Banana

Ingredientes 

. 6 maçãs pequenas (usei golden)
. 1 banana madura
. 1 pau de canela

Preparação

1. Num tacho, colocar todos os ingredientes a cozer em água suficiente apenas para cobrir a fruta.
2. Depois de cozida, retirar o pau de canela passar a fruta por varinha mágica (Se vos parecer demasiada água, mais vale tirarem um bom bocado, passarem a fruta e, se necessário, juntarem mais água).




Tanto a versão original como a versão com chocolate foram um sucesso!

Enquanto que a versão original tem um sabor ligeiramente adocicado mas que, no fim, se torna fresco e ácido (não muito), o chocolate vem torná-la ainda mais saborosa (e mais pecaminosa!).
Vejam lá aquele chocolate a escorrer... Hummmmm :)

São crocantes por fora e super suaves por dentro. A massa não estava completamente cremosa (eu preferi cozinhá-las um pouco mais), mas numa das primeiras que esteve menos tempo, a massa por dentro estava líquida, tipo petit gateau... Uma delícia! Com o chocolate, essa cremosidade está presente, e o sabor fica tão bem com a massa ligeiramente ácida...

Tenham em conta que, arrefecidas, se tornam mais moles e, se as quiserem estaladiças outra vez, diria que só fritando um pouco novamente... O mesmo para ter o chocolate derretido. Mas olhem, eu como-as frias e são boas à mesma! :)

Sabor de Bolso

You May Also Like

0 comentários