#114 | Spaguetti alla Carbonara
Já fazia falta uma receita salgada neste blog. Eu sei, deixo transparecer a minha secreta paixão pela pastelaria neste meu cantinho. Não consigo evitar. E, sendo o meu cantinho, parece-me que não faz mal :)
Mas hoje trago outra paixão: a comida italiana. Adoro massa, pizza, risottos... Hum, venha tudo!
E venho apresentar esta famosa iguaria que, tantas vezes, é mal interpretada e mal confeccionada pelo mundo fora.
Espantem-se. A Carbonara não leva natas.
Não. Leva. Natas.
Juro. Verdade, verdadinha.
E, da mesma forma que tantas vezes defendemos com unhas e dentes a nossa gastronomia e ai daquele que venha aqui dizer que arroz de bacalhau não existe!!, porque não fazer jus às demais culturas?
E aqui apresento a receita da Carbonara tradicional.
Existem diversas histórias quanto à origem deste prato, mas a mais comummente transmitida é a de que este prato surgiu como resultado da combinação de nutrientes ditos mais "pesados" para dar força aos carbonari (trabalhadores do carvão).
Não pesquisei tempo suficiente para verificar a veracidade das histórias mas, para este meu cantinho, gosto deste história de a carbonara ser a perfeição num prato, seja ela (muito) pouco saudável :)
Apresento uma das receitas que encontrei, sendo que, por disponibilidade de tempo e produto (ou a falta dela!), adaptei alguns dos ingredientes.
#114 | Spaguetti alla Carbonara
Ingredientes (para 2 pessoas)
. 3 ovos
. 40 gr de queijo Pecorino ralado (não encontrei, usei Emmental, que era o que tinha em casa - não me crucifiquem por isso)
. 150 gr de pancetta (não encontrei, usei bacon) em pedaços pequenos
. 200 gr de esparguete
. 1 dente de alho
. Azeite q.b.
Preparação
1. Cozer a massa de acordo com as instruções da embalagem, reservando alguma da água da cozedura.
2. Enquanto a massa coze, bater os ovos e adicionar o queijo ralado. Temperar de sal e pimenta e reservar.
3. Numa frigideira, colocar um pouquinho de azeite e deixar aquecer bem. Colocar o dente de alho para aromatizar, durante 1 minuto.
4. Adicionar o bacon/pancetta cortado e deixar cozinhar durante cerca de 4 minutos, ou até estar dourado e estaladiço.
5. Retirar o dente de alho e colocar o esparguete al dente na frigideira e deixar saltear, mexendo bem.
6. Retirar a frigideira do lume e juntar um pouco da água de cozedura da massa (uma concha pequena) e mexer bem, temperando de pimenta preta.
7. Adicionar a mistura de ovos e queijo e mexer bem, para que fique bem envolvido e derretido. Se necessário, adicionar um pouco mais da água da cozedura para dar brilho e alguma espessura ao molho.
8. Servir com ainda mais queijo!
E de ingredientes tão simples e humildes, nasce uma das minhas iguarias favoritas, a nível de massa.
A riqueza que os ovos e o queijo dão ligam numa combinação harmoniosa com o salgado da carne. A pimenta em grande quantidade corta alguma gordura que o prato possa conter, devido à carne e aos ovos, além de fornecer mais um patamar de sabor.
A massa confere textura, assim como o bacon que, em conjunto, tudo parece ter sido criado para se unirem nesta maravilhosa carbonara.
Eu sei que não segui à risca a receita tradicional, mas nem assim deixou de ficar perfeito. E a cozinha faz-se disto, adaptações que se vão fazendo em casa, sem desvirtuar o tradicional.
Agora já sabem como se faz. Ponham as natas de lado e juntem os ovos. Não se irão arrepender :)
Sabor de Bolso
0 comentários