#123 | Granola caseira

by - domingo, março 15, 2020

Estamos numa nova era. Uma era pandémica. Como há muito não se ouvia.

Sim, falo do Covid-19. Quem diria que estaríamos hoje a passar por isto? 

Estou em casa, a cumprir o dever cívico o melhor que posso. Ainda não sei se volto a trabalhar, porque as previsões não são boas.

As informações sobre a área da restauração são de reduzir 1/3 da lotação máxima dos restaurantes, cumprindo a distância mínima de 1 metro entre cada cliente.

Mas será suficiente? Bares, discotecas e cafés estão fechados. Praias interditas. Não deveriam os restaurantes estar no mesmo barco?

Talvez não em tão grande escala, mas estamos todos sujeitos. Não vos passa pela cabeça a quantidade de nacionalidades que podemos acolher, sem saber o seu passado, as viagens, se estiveram com alguém infectado ou portador.

Sou da opinião que, para um bem maior (o de todos nós!), todos os restaurantes e hotéis deveriam também fechar. Eu sei que não será fácil ara ninguém, mas contamos com os nossos superiores do Governo para nos auxiliar nesta fase.

Devemos ajudar-nos uns aos outros e cumprir o nosso dever cívico.

Fiquem em casa, pessoal!

E, para isso, estou aqui eu também para vos ajudar :)

Não temos ideia de quando isto pode acabar, portanto vamos precaver-nos.

Esta é uma receita de pequeno-almoco, lanche ou snack. Usa os cereais e sementes que vocês tenham em casa. Não é necessário irem desenfreadamente às compras para a fazer (espero eu!).
Alguns ingredientes até são passíveis de serem substituídos pelo que têm em casa.

Mas dêem-lhe uma chance e terão um super pequeno-almoço!


#123 | Granola caseira

Ingredientes
200 gr de puré de maçã ou pera sem açúcar (se não tiverem, basta cozer as maçãs/peras e triturar até fazer puré)
180 gr de cereais à escolha (eu usei flocos de aveia de de cevada)
130 gr de frutos secos à escolha, picadas (eu usei as misturas de supermercado - nozes, avelãs, amêndoas, nozes da macadâmia, etc.)
65 gr de sementes à escolha (eu usei linhaça e girassol)
75 gr de fruta desidratadadas à escolha, picadas (eu usei passas pretas, figos secos e tâmaras)
1 colher de sopa de açúcar mascavado ou amarelo (opcional) (podem substituir por mel)


Preparação

1. Pré-aquecer o forno a 160º.
2. Misturar todos os ingredientes, menos as frutas desidratadas.
3. Dispor num tabuleiro forrado com papel vegetal.
4. Assar durante 30 minutos, misturando de 10 em 10 minutos.
5. Adicionar as frutas desidratadas e levar a assar mais 10 minutos.
6. Retirar do forno e deixar arrefecer completamente.
7. Partir em pedaços e guardar em frasco hermético. Dura cerca de 1 semana (se não a comerem toda antes disso!).







Esta é uma granola sem gordura adicionada, para a tornar muito mais saudável. Até porque os frutos secos já são calóricos e não precisamos de mais calorias, não é?

O puré de maçã irá actuar como uma "cola", que ligará todos os elementos.

Esta granola é crocante, mas as frutas desidratadas dão alguma suavidade, conferindo mais uma textura diferente.

Eu não pus açúcar nenhum, pelo que o sabor que fica, além dos cereais e afins, é o sabor suave da maçã.

Misturada com iogurte, leite, skyr, queijo quark... Fica perfeito!

Eu tenho comido com iogurte natural, sem mais nada adicionado. E é um lanche óptimo e uma opção mais saudável para ir petiscando ao longo do dia.

Sim, eu sei. Estar em casa só nos dá para comer... Portanto, comam à vontade, mas comam o mais saudável possível.

Senão, é mais um problema a acrescentar a esta história toda...

Já sabem, fiquem em casa, vejam filmes, séries, cultivem uma horta!, namorem, brinquem com os vossos filhos, com os patudos lá de casa. Retiremos alguma coisa positiva disto tudo.

Que possamos todos estar em família.

Sabor de Bolso

You May Also Like

0 comentários