#146 | Bolo de Ananás

by - quinta-feira, abril 09, 2020

Dia 26 (9 de Abril de 2020).

Quinta-feira. Véspera de feriado. Se é que faz alguma diferença nestes dias, a nível de dia da semana.

Mais um dia cinzento, com chuva e nuvens. Dia de exercícios de fazer doer as pernas e abdominais. Porque, se eu não faço nada, estou desgraçada.

Este blog dá-me demasiadas coisas boas para comer e eu tenho de estar atenta. Estes açucarezinhos e gordurazinhas todas vão para a barriga e para o sangue... Daí que, no meio disto, eu tenha de fazer refeições mais leves e menos calóricas.

Senão, estou feita.

Por isso, ontem mostrei-vos uma deliciosa refeição com salmão e, hoje, venho "estragar" tudo com um maravilhoso bolo de ananás.

Da Filipa Gomes.

Este grande senhora tem posto demasiadas coisas boas no seu Instagram. Só apetece comer tudinho!

Mas, ao fazer scroll, deparei-me com uma foto demasiado pecadora: Este bolo de ananás...

Fiquei imediatamente a salivar com aquele brilho. Tive de ir ver como se fazia.

E, pois bem. Aqui está!

Alterei algumas quantidades e o tipo de farinha porque era o que tinha cá em casa.

#146 | Bolo de Ananás

Ingredientes (para 1 forma de bolo inglês)

. 150 gr de manteiga à temperatura ambiente
. 200 gr de açúcar amarelo + 150 gr (para o caramelo)
. 4 ovos
. 1/2 lata de ananás em calda, em pedaços
. 50 ml da calda do ananás + 60 ml da calda (para o caramelo)
. 250 gr de farinha de trigo integral
. 3 colheres de chá de fermento em pó


Preparação

1. Pré-aquecer o forno a 180º.
2. Untar uma forma de bolo inglês e forrar com papel vegetal.
3. Bater a manteiga com o açúcar até ficar cremoso.
4. Adicionar os ovos e voltar a bater.
5. Juntar os 50 ml da calda de ananás e bater.
6. Envolver a farinha e o fermento.
7. Adicionar o ananás em pedaços, guardando alguns para o caramelo.
8. Verter para a forma e levar a assar entre 50 a 60 minutos ou até o teste do palito sair limpo.
9. Reservar o bolo e, numa taça, colocar os 60 ml da calda de ananás, o restante açúcar amarelo e os restantes pedaços de ananás.
10. Deixar ferver até escurecer e atingir o ponto de caramelo.
11. Desenformar um bolo e cobrir com o ananás caramelizado.

Só vos digo... Bendito caramelo! Aquilo dá cá um brilho ao bolo!



Quase que é preciso óculos de sol para olhar para ele!





Já no fim da cozedura, pus folha de papel alumínio por cima porque ele estava a tostar um pouco. Aliás, ele está um pouco moreno. Mas isso são pormenores.



Por dentro, ele fica húmido e bem docinho!

O sabor do ananás está lá, complementado pelos pedaços de ananás no meio da massa (no meu caso, mais de lado).



E o sabor do caramelo liga muito, muito bem com o bolo porque não é o típico sabor do caramelo. A calda está presente, o sabor do açúcar amarelo também.



A Filipa sabe bem o que faz. Oh, se sabe! E eu sou mais uma fã que vem corroborar essa teoria.

Experimentem, coloquem nas vossas redes sociais e identifiquem-me nas vossas fotos, assim como à Filipa, claro!

Obrigada, Filipa, por tal maravilha!

Sabor de Bolso


You May Also Like

0 comentários